quinta-feira, 5 de março de 2015

A ESCOLHA DELIBERADA DA CRUZ

MT 16:24–25 “ Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.Porquanto, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á.E quem perder a vida por minha causa, achá-la-á.”

“ Temos que fugir das trevas e do império do egoísmo, onde cada um vive para si mesmo e faz a própria vontade.Temos que entrar no Reino de Deus,onde todos vivem para Deus e fazem a sua vontade.” (Livro: O discipulo, cap.4).

Ao contrário do que a grande maioria pensa, estar no mundo não significa somente estar fora da igreja, basta apenas vivermos baseados na nossa vida egoísta. Reino de Deus e egoísmo são coisas análogas, pois Deus é amor e não existe Reino de Deus sem o próprio Rei. Pois aonde o egoísmo impera Deus não pode agir e, consequentemente, estaremos com a nossa vida emperrada.
É impossível estarmos aptos e aprovados para fazer a vontade de Deus se não estivermos dispostos a negarmos a nossa própria vontade, pois a característica essencial de alguém que viu Deus é imitar os seus passos, ou seja, ser seu discípulo. Alguém que seja aprendiz entende que mais importante do que os seus pontos de vista são as verdades contidas na Bíblia. A palavra de Deus é bem clara quando diz que aquele que não estiver disposto a renunciar tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.
Durante a caminhada surgem diversas situações que nos empurram e, muitas vezes nos forçam, a escolhermos pelo certo ou pelo errado. A grande verdade é que muitas vezes escolhermos obedecer ao nosso próprio coração, não levando em conta que o nosso coração é enganoso e, consequentemente, nos levará a cegueira. Durante a nossa vida Cristã estaremos sempre sujeitos ao erro, mais a grande diferença é que o discípulo não terá o pecado como uma rotina em sua vida.
A grande verdade é que os principais obstáculos para vivermos a vontade de Deus em nossa vida são o egoísmo e a escolha deliberada pelo pecado, dessa forma não conseguimos viver aquilo pelo qual fomos chamados a viver. A única forma de vivermos de acordo com a vontade de Deus é sendo alguém rendido a vontade do Pai e, escolhendo deliberadamente a Cruz. Alguém que entende o valor da cruz percebe que quando é necessário perder pra Cristo, a melhor escolha é obedecer e se render a sua vontade.
Somente começamos a experimentar da vontade de Deus em nossa vida quando nos deixamos ser tocados por Ele e, consequentemente, tratados em nosso egoísmo e falta de amor ao próximo. Umas das grandes verdades do Reino é que o contrário do amor não é o ódio, mas sim o egoísmo. Uma pessoa egoísta nunca irá escolher preferir um irmão em honra e nunca ira se sujeitar a ninguém, porque sempre o seu EU estará gritando em seu coração.
Portanto para que a situação que estamos vivendo possa melhorar, é necessário que entendamos o nosso papel como embaixadores de Cristo na Terra. E para que tenhamos êxito nessa função, precisamos nos render ao chamado que nos foi proposto por Cristo no momento da nossa conversão. É necessário que coloquemos as nossas vontades, prioridades e afazeres, em segundo plano e assim possamos habilitar a nossa vida ao chamado de Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário